Profilaxia

PROFILAXIA : TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A LIMPEZA DENTÁRIA

Quantas vezes você já foi ao dentista fazer aquela famosa limpeza? A Profilaxia é um procedimento importante para a sua saúde bucal você sabia?
Na limpeza dentária realizada pelo dentista, o cuidado é muito mais intenso, diferente da limpeza diária que fazemos em casa, por isso, é tão importante realizá-la com frequência de 6 em 6 meses.

•  COMO É REALIZADA A LIMPEZA DENTÁRIA: Como mencionamos, a limpeza realizada pelo dentista é mais profunda, por isso, são utilizados materiais específicos. Veja:

• Escova de Robson: esta é escova específica utilizada pelos dentistas para higienização e polimento dos dentes. Muito mais potente do que a nossa escova de dentes convencional, ela alcança lugares que, muitas vezes, não conseguimos em casa;
  • Ultrassom: este equipamento é específico para a remoção de tártaro, aquela placa bacteriana que já está muito sólida e não conseguimos limpar sozinhos;
  • Jato de Bicarbonato: este utensílio dispara água e bicarbonato de sódio, auxiliando na limpeza;
  • Pasta profilática: pasta dental utilizada exclusivamente pelos dentistas para uma limpeza mais profunda;
  • Flúor: produto líquido utilizado para evitar a perda de minerais e desgaste dos dentes.
    Talvez você pense que apenas realizar a higiene bucal em casa é suficiente. Apesar de muito importante, apenas a limpeza que realizamos em casa não basta para eliminar todos os resíduos e placa bacteriana que se acumulam diariamente nos dentes.

Por isso, a profilaxia possui benefícios únicos: Confira:

• Combate o acúmulo de placa bacteriana;
  • Previne cáries;
  • Previne doenças na gengiva;
  • Remove resíduos que podem causar inflamações;
  • Elimina o mau hálito;
  • Evita o surgimento de doenças bucais;
  • Remove manchas e deixa os dentes mais brancos;
  • Previne a perda de dentes.

A limpeza dentária não dói, o que pode ocorrer é um certo desconforto em pacientes que possuem os dentes mais sensíveis. Por isso, é importante consultar o dentista regularmente, assim, mais saudáveis seus dentes estarão e mais rápido será o procedimento.