Especialidades

Especialidades

Conheça cada uma de nossas especialidades.

Dor Orofacial

A dor orofacial é uma dor na região da cabeça, na face, pescoço, boca ou mandíbula. Seja qual for a localização, a explicação para esse desconforto pode ser algo simples, como uma cárie, ou a causa pode ser mais difícil de identificar. Tratamentos, medicamentos e intervenções odontológicas ou cirúrgicas podem ajudar, dependendo da causa da dor.

Os problemas dentários que podem estar por trás dessa dor  incluem cárie, abscessos dentários, doença periodontal, inflamação da polpa do dente e hipersensibilidade dentinária. DTM é um termo geral que abrange uma variedade de distúrbios da articulação temporomandibular.

O cirurgião-dentista é o profissional habilitado a dar orientações sobre como reduzir os sintomas  e apontar o melhor tratamento.

Implantodontia

Com técnicas aplicáveis a pacientes de todas as idades, a partir da fase adulta, os implantes realizados na Melo Clinic são personalizados e especializados, promovendo resultados satisfatórios com o mínimo de transtorno e desconforto para os pacientes.

Com base na estrutura óssea que deve ser escolhido o tipo mais adequado, avaliando espessura, posicionamento dentário, grau de envolvimento estético, entre outras particularidades. Em cada implante dentário realizado procuramos restabelecer as condições próximas das naturais. Para isso, em um percentual de 80% a 90% de nossas cirurgias, realizamos construções ósseas e gengivais, nos valendo do que há de mais moderno em biomateriais.

Os pequenos pilares feitos de titânio puro biocompatível (bem aceitos pelo organismo), que substituem as raízes dos dentes e, posteriormente, a colocação de dentes artificiais (unitários ou múltiplos) permite a melhora da funcionalidade e da estética.

Endodontia

A especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de doenças que acometem a polpa dentária, o sistema de canais radiculares e os tecidos periapicais é chamada de Endodontia.

O principal objetivo dos tratamentos endodônticos é manter o dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais – tecidos infeccionados, que circundam a porção apical do dente.

Também conhecido como tratamento de canal, a endodontia é indicada em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas.

O tratamento se dá através da remoção da polpa danificada, infeccionada ou morta. O espaço resultante, após limpo é preparado e preenchido, vedando o canal, evitando a perda dentária.

É importante ressaltar que a manutenção do tratamento é feita pelo paciente com a escovação adequada e uso de enxaguantes bucais prescritos pelo especialista, a fim de evitar reincidências e problemas semelhantes no futuro.

O principal objetivo dos tratamentos endodônticos é manter o dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos …

Ortodontia

A tortuosidade dos dentes pode dificultar a higienização correta e levar à perda precoce em virtude da deterioração e da doença periodontal – consequências da dificuldade da escovação.

Além disso, os dentes tortos ou que não se encaixam corretamente podem levar a dores de cabeça, síndrome da ATM, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Para a correção do posicionamento dental, a ortodontia é o tratamento indicado e também pode ser um grande aliado à implantodontia.

Isso faz com que a necessidade da correção da má oclusão, através de aparelhos ortodônticos, não se restrinja apenas às crianças e aos adolescentes.

Atualmente, a ortodontia também é capaz de solucionar danos odontológicos ocorridos ao longo da vida, possibilitando a reabilitação oral também do paciente adulto.

Quando aliada à implantodontia, em mais de 60% dos casos, a ortodontia é utilizada para uma melhora total no sorriso, saúde e bem-estar do paciente. Afinal de contas, os melhores resultados são obtidos quando cada dente está em seu devido lugar.

Cirurgias regenerativas

A cirurgia regenerativa é indicada quando há a perda óssea em função de alguma doença na boca e serve para a restauração dos tecidos e da fixação perdida pelos dentes na cavidade oral.

Essa cirurgia pode ser realizada de diversas formas, para reconstruir o defeito ósseo, dentre elas enxerto, regeneração guiada do tecido ou matriz derivada do esmalte.